15/10/2015

Seu filhote está comendo a quantidade adequada de ração?



Você sabe se está dando a quantidade certa de ração para o seu filhote, adequada às suas necessidades, idade e peso?

Muitas vezes encontro pessoas que dão para seus cães, adultos ou filhotes, uma quantidade de ração sem nenhuma orientação para isso, baseando-se apenas em sua opinião vaga e sem nenhum embasamento; algumas usam como medida uma unidade variável, como “uma mão” ou “uma xícara”; outras pedem ou recebem orientação do seu veterinário, mas não pensam que aquela indicação vale para o cão naquela idade e peso e que a quantidade vai variar de acordo com o crescimento do filhote.

As duas formas mais simples de ter certeza se você está dando a quantidade certa de ração para o seu cão são orientar-se com seu veterinário e consultando a tabela indicativa que existe no verso de todas as embalagens de ração. Porém, são necessários alguns cuidados:

1 – Quando for ao veterinário não se esqueça de informar o nível de atividade que tem seu cão, inclusive para que ele possa indicar tipos de ração mais adequadas e, se você tiver um filhote, de pedir a ele para lhe orientar sobre a variação da quantidade até sua idade adulta (você pode usar o período de vacinação ou consultas periódicas para isso). Se seu cão estiver abaixo ou acima do peso a orientação dele, então, é fundamental.

2 – Quando for consultar a tabela na embalagem preste muita atenção na sua organização, como as quantidades adequadas variam de acordo com a idade e peso (lembrando-se que as quantidades vão variar entre as diferentes marcas de ração); no fato que a quantidade indicada ali é diária (que deve ser dividida em três ou quatro porções iguais durante o dia para filhotes e, em duas, para adultos e idosos) e, muito importante para filhotes: se o peso ao qual se refere a tabela é o atual ou a expectativa do peso do cão adulto (reparem neste detalhe na imagem abaixo, nas tabelas de duas marcas de ração diferentes,  nos retângulos destacados em azul), o que pode ser a diferença entre você dar a quantidade certa ou uma muito inferior à necessidade do seu cão. Eu confesso que não gosto da segunda forma de apresentação, inclusive porque se a pessoa tiver um SRD e não conhecer seus pais fica muito mais difícil ter uma expectativa do peso adulto e, em se tratando de um cão de raça, poucas pessoas conhecem todos os detalhes dos seus padrões. Na dúvida, novamente você pode consultar seu veterinário ou o padrão da raça do seu cão neste link da CBKC: http://cbkc.org/padroes/principal.htm .

Reginaldo Ribeiro.
 
Clique nas imagens para ampliá-las!







 

Nenhum comentário: